Postagens populares

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Análise de Renda Fixa

Como vai pessoal? Estive estudando recentemente esse livro sobre investimento em renda fixa e fiquei surpreso com a complexidade de um tema que parecia ser simples.

Acredito que a maioria das pessoas, inclusive eu, começa a investir em tesouro direto sem saber exatamente como funciona o mercado de títulos públicos. Quais são os riscos, os prós e contras de cada título disponível?

Se alguém quiser saber a resposta para esse questionamento, sugiro o livro Fixed Income Analysis, que é um dos livros de preparação para a certificação internacional Certified Financial Analyst.

Para falar a verdade, o livro é chato para caramba. Fala extensivamente sobre cada risco, e usa muitos termos que se aplicam mais ao mercado de títulos públicos americano do que ao nosso.

Por outro lado, não conheço muitas opções de qualidade disponíveis no Brasil. Se alguém souber de algum livro, peço por gentileza que enviem nos comentários.

4 comentários:

  1. Tem o livro traduzido? A pior coisa q existe é ter em inglês um livro chato... rs

    ResponderExcluir
  2. dimarcinho, desconheço tradução do livro em português. A dica que eu dou é assinar a SafariBooks, lá tem o livro disponível. Você paga um valor por mês e tem acesso a diversos livros.

    []s

    ResponderExcluir
  3. Também desconheço obras de qualidade em português ou adaptadas para o nosso mercado. Mas acho que neste ponto nós aprendemos mais despertando a curiosidade, correndo atrás das informações, observando o comportamento dos títulos no mercado, influência das decisões da política econômica do BC, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finanças Inteligentes, é inegável a importância da experiência para investir. Mas muitas vezes deixamos passar algumas coisas por não ter uma visão geral de como funciona tal mercado. O perigo está ai. Por exemplo, alguns debêntures tem no seu contrato a possibilidade de recompra do título por parte da empresa a qualquer momento, e corremos o risco de ter que reinvestir os recursos em um cenário de juros menor do que tínhamos "garantido" antes. É só um exemplo, vai de cada pessoa. Eu já tive algumas surpresas por não ter essa visão geral em alguns tipos de investimentos.

      Abraços

      Excluir