Postagens populares

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mentores

Você possui algum mentor na sua vida? Essa é uma pergunta que já fiz algumas vezes sem nunca ter tido uma resposta clara. Há alguns dias atrás a resposta veio de forma repentina, surgiu como um flash na cabeça, e começou a fazer todo sentido: não só um, mas vários mentores, um para cada área da vida.

Mentor é alguém que a gente se espelha, busca seguir suas lições e orientações. No início de minha carreira de gestor, os autores que mais me influenciaram foram Jack Welch e Abilio Diniz.

Em um primeiro momento, ainda quando eu tinha 18 anos, comprei o meu primeiro livro de Jack Welch:  Jack Definitivo: Segredos do Executivo do Século. Seus ensinamentos fizeram todo sentido e foi como um momento de eureka. Na empresa onde eu trabalhava naquela época, o presidente pediu aos funcionários que enviassem sugestões de mudanças, e com base naquilo que havia aprendido com o livro, escrevi um e-mail com uma lista de sugestões. Por incrível que pareça, boa parte das sugestões foram aceitas, muitas exigiram mudança na estratégia da empresa que foram feitas rapidamente, para minha surpresa. Foi incrível para mim, com apenas 18 anos, ter minhas ideias aceitas daquela forma. Isso estimulou minha autoconfiança e guiou boa parte das minhas ações como gestor, e a filosofia de carreira que passei a seguir a partir daquele momento.


Em um segundo momento da minha carreira, quando eu estava iniciando uma outra fase na minha vida, estava voltando para São Paulo, em um novo emprego, praticamente sem nada, resolvi comprar o livro do Abilio Diniz. Novamente outro livro que fez todo sentido, que estava totalmente ligado a algo que eu já matutava na cabeça como sendo o modelo correto, ou seja, o equilíbrio na vida em suas diversas áreas.Vindo de alguém tão bem sucedido, serviu como prova e incentivo que era possível conseguir o que eu almejava para minha vida sem ter que escolher entre vida pessoal e profissional.



Mais tarde, quando buscava aperfeiçoar meus conhecimentos sobre investimentos deparei-me com livros sobre Warren Buffet, e em seguida com os livros escritos por Benjamin Graham, principalmente o livro Inteligent Investor. Era um mundo novo para mim, e demorou até que todo aquele conteúdo fosse absorvido de uma forma que eu pudesse utilizar no dia a dia. Apesar disso, posso dizer que atualmente são meus mentores financeiros e de investimentos. Toda vez que erro em algo, percebo que fiz algo exatamente ao contrário do que eles recomendavam.



Ultimamente tenho lido bastante sobre musculação e nutrição, e deparei-me lendo o livro do Jeffry Life. Apesar do pouco tempo seu livro já me influenciou tremendamente e tenho seguido seus conselhos sobre esporte e nutrição.

É bem interessante, pois ao ter que tomar uma decisão, sempre que estou em dúvida, penso o quê o meu mentor naquela área da vida iria fazer no meu lugar. Isso tem me ajudado a tomar decisões mais rápidas e corretas.

E você, quais são seus mentores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário