Postagens populares

domingo, 30 de junho de 2013

Bibliografia Básica Investidor

Esse artigo será frequentemente atualizado com as recomendações de bibliografia básica para um investidor que queira se preparar tecnicamente.



Mercado Financeiro, Alexandre Assaf Neto

Para quem pode comprar somente um livro, e busca uma qualificação técnica mínima no mercado de capitais, esse é o livro que eu indico.

Sugiro investir bastante tempo no capítulo 6 (Décima Edição), chamado de Fundamentos de Avaliação. Ele vai te fornecer a base necessária para estudar sobre Teoria de Markowitz e CAPM, duas ferramentas de investimento amplamente utilizadas no mercado.

Além disso, o livro servirá de referência básica para produtos financeiros e termos utilizados na área.


Cálculo Financeiro das Tesourarias, José Roberto Securato

Se deseja conhecer mais detalhadamente o uso da matemática financeira aplicada a ativos do mercado brasileiro, esse é o livro que melhor supre a lacuna no Brasil.








Investment Valuation, Damodaran

Reconhecidamente o mais popular autor e livro sobre Valuation.

Para quem não conhece, Valuation é um conjunto de técnicas e um pouco de arte, utilizados para avaliação de empresas. Muito utilizado para avaliar o preço de mercado da ação pré IPO, em fusões e aquisições, ou em qualquer outra situação que seja necessário estimar com a maior precisão o valor intrínsico de uma empresa.


 Corporate Finance, Ross

Outro livro bastante utilizado nos EUA nas aulas de Finanças Corporativas das faculdades. Seu principal autor, Stephen A. Ross, tem sido um dos principais responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da disciplina.

É um dos livros recomendados para a prova do CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) da APIMEC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário