Já presenciei pessoas calculando a taxa de juros composta de um período como se fosse juros simples, ou seja, simplesmente dividindo ou multiplicando pelo período que deseja conhecer. O objetivo desse artigo é mostrar o método de cálculo correto para juros compostos, usando a fórmula de taxa equivalente.
Para se obter a taxa de juros correta em investimentos com juros compostos é necessário usar a taxa equivalente, que é aquela que gera o mesmo montante final.
Exemplo:
No primeiro exemplo mostro como a maioria das pessoas faz. Eles pegam a taxa de juros ao ano e dividem por 252 (quantidade dias úteis).
10% a.a. = 0,0396% a.d.o (ao dia útil) Errado
A resposta certa seria:
10% a.a. = 0,0378% a.d.o. (ao dia útil) Certo
Imagine que você foi até seu banco para investir em CDB, e o gerente informou que a taxa do investimento é de 8% a.a., e você quer saber qual a taxa de juros equivalente ao mês.
Em um regime de juros simples, a taxa equivalente (proporcional) seria simples de ser calculada, bastando para isso dividir a taxa de 8% a.a. por 12. No entanto, na capitalização de juros compostos é necessário usar outra fórmula, também bastante simples.
Taxa Equivalente = (1+i)^(número período buscado / número de período que conhecido)
onde:
i = taxa de juros do período conhecido
Exemplo:
Taxa Equivalente 8% a.a. = ((1+0,08)^1/12) - 1
Taxa Equivalente 8% a.a. = 0,643% a.m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário