Postagens populares

sábado, 29 de junho de 2013

Sem Nenhum Tostão

photo credit: danielmoyle via photopin cc
Há alguns anos atrás estava saindo para o almoço e me peguei em uma situação um tanto embaraçosa, e que nunca quero passar novamente: estava sem nenhum tostão no bolso, no banco, no limite do cartão ou em qualquer lugar. Havia mudado recentemente para outra cidade e por falha no planejamento dos gastos a grana acabou. Não tinha nem grana do cheque especial para usar, ou seja, iria passar fome se não tivesse um amigo para me emprestar alguns trocados aquele dia. Depois disso, prometi a mim mesmo que nunca iria passar por aquilo novamente, e que teria sempre uma reserva financeira disponível para eventualidades.

Foi então que comecei minha jornada rumo a independência financeira, que naquele momento significava pagar todas as dívidas que havia contraído por um negócio que não deu certo. Levou mais de um ano para poder pagar todas as dívidas e começar a conseguir poupar. No entanto tinha um outro objetivo no caminho que levou mais dois anos para conseguir alcançar, e levou boa parte da poupança que havia feito.

Finalmente em 2008 consegui voltar a poupar novamente, agora rumo a independência financeira, e venho desde então buscando esse objetivo como a maioria dos colegas da lista de blogs que sigo.

Nesse meio tempo investi um tempo em aprender sobre finanças, pois até então era um leigo quase completo. Como muitos dos colegas, comecei com os livros básicos nacionais, como Mauro Halfeld. Li tudo que podia sobre mercado financeiro, mercado de ações secundário, dívida pública e privada (títulos do tesouro, debentures, CDB, poupança), e também comecei a investir em ações, ao mesmo tempo que aprendia. Resultado, aprendi na prática algo que fui ler na teoria depois: comprei na alta e me dei mal. Nessa brincadeira perdi uns R$ 14000, talvez um pouco menos por conta do hedge que fiz em outro investimento. Boa parte das compras foi feita por impulso, o que me fez aprender outra lição obvia: nunca compre por impulso! Avalie todos os fundamentos financeiros e economicos da empresa antes de investir, avalie se a margem de segurança vale o risco, senão busque um investimento mais seguro como títulos da dívida pública.

Em 2010, quando ainda estava analisando algumas empresas para comprar, estava difícil achar uma que fechava a conta com base nos ensinamentos de Benjamin Graham, parecia que o mercado brasileiro de ações simplesmente ignorava qualquer regra de investimento. Ações eram vendidas muito acima do valor intrinsico da empresa. Então em 2011, e em 2012, começamos a ver a queda nas cotações de várias empresas consideradas como um porto seguro, como Vale e Petrobrás, que agora estão sendo vendidas por um preço aceitável.

Esse foi um resumo de como comecei a investir, e acredito que a jornada está só começando. Meu objetivo é conseguir a independência financeira aos 42 anos de idade, e depois poder escolher exatamente o que quero fazer, seja empreender um negócio sem medo de ficar sem grana, ou trabalhar em uma empresa que esteja dentro da mesma filosofia.

E você, qual foi o momento decisivo que fez optar por esse caminho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário