Postagens populares

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Eu Protesto

Nessa época recente de diversos protestos por parte da população, estive refletindo sobre quais pontos deveriamos focar nossa energia para mudar, ou seja, quais deveriam ser as prioridades da agenda política de nosso país.


Voto distrital

Gostaria de começar com o voto distrital. Com exceção de uma pequena maioria de anarquistas, e suas variações modernas, é de comum acordo que a democracia ainda é a melhor forma de regime de governo.

Parte essencial do regime democrático é o direito a voto da população para eleger seus representantes no governo. No entanto, não parece fazer muito sentido ter que escolher dentre representantes desconhecidos, que poucas vezes conhecem profundamente a realidade daqueles que depositam o seu voto de confiança.

O voto distrital é uma forma de aumentar a participação da população na escolha de seus representantes, pois a população tende a escolher candidatos que conhecem, que fazem parte da mesma comunidade.

Fica mais fácil escolher o candidato ideal, cobrar resultados, e avaliar a gestão do representado.


Educação no trânsito 

Um sinal claro de desrespeito no Brasil é a atuação de algumas pessoas que pensam que tem mais privilégio do que outras no trânsito.

Dá para citar diversos exemplos:

  • Espertalhões que usam o acostamento em situações de trânsito intenso para levar vantagem.
  • Imprudentes que quase empurram o carro a frente para fora da pista porque querem passar, e não tem tolerância para esperar; 
  • Por outro lado, carros que andam bem abaixo da velocidade máxima na pista a esquerda e não deixam ninguém ultrapassa-lo. 
  • Ultrapassar em lugares que não são permitidos pelo alto risco de acidentes.
  • Isso tudo é sinal claro da falta de consciência, egoísmo, de alguns cidadãos que acham que tem maior privilégio na direção de seu automóvel, e mostra claramente o nível de educação de um país.

Em outros paises que visitei é bem incomum presenciar cenas com essa que citei.


Menor intervenção estatal na economia 

Presenciamos nos últimos anos uma série de intervenções na economia por parte do Governo, e que vem minando a confiança dos investidores com o Brasil.

Não dá para o Governo ficar mudando as regras do jogo quando bem entendem. Está dando um exemplo para a população de desrespeito com investidores, que são importantes entes da economia de um país. Sem investimento não há crescimento.


Investimento em massa na educação 

E não basta investir apenas em educação técnica, precisamos investir em mudar a mentalidade do país, e parte da cultura que não nos leva a lugar nenhum.


Rigor combate a corrupção 

Falando novamente em cultura, não adianta investirmos massivamente em educação se as instituições não funcionarem adequadamente. Se tudo aquilo que for ensinado não acontecer na prática.


Menor apego a bens materiais e maior poupança da população 

Somos um dos paises com menor geração de poupança doméstica, e isso acaba refletindo em altas taxas de juros e inflação incontrálavel que temos enfrentado recentemente.

Não é que tenhámos que parar de consumir, porque isso também inviabiliza nossa economia. Precisamos, no entanto, de ter maior consciência nesse consumo.


Maior foco dos trabalhadores e empresas para melhorar a produtividade e qualidade

Se queremos se manter competitivos no mercado globalizado, o mínimo que precisamos fazer é aumentar nossa produtividade, considerada uma das menores do mundo. E ao mesmo, aumentar a qualidade dos nossos produtos.


Desoneração fiscal para serviços e bens que trazem melhoria na qualidade de vida da população 

O Governo precisa cada vez mais buscar formas de manter seus custos por meio de tributos que não onerem a aquisição de bens e serviços que trazem melhoria na qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário