Postagens populares
-
photo credit: giulia.forsythe via photopin cc Hoje quero dar início a uma mudança de rumo no blog. O que antes era um blog de assuntos...
-
Introdução O objetivo dessa série de postagens é explicar como calcular a rentabilidade dos principais títulos públicos federais disponív...
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Análise Fundamentalista - Introdução
Realizar a análise fundamentalista de uma empresa é um trabalho que podemos fazer um paralelo com a navegação no Google Maps, onde o usuário aproxima ou afasta a visualização para ver o detalhe de uma região ou ver o todo com objetivo de orientar-se. De forma semelhante, o objetivo da análise fundamentalista é dar direção ao investidor em relação a compra, manutenção ou venda de um ativo financeiro.
Na análise fundamentalista, pode-se começar o trabalho pelo detalhe ou pelo todo, e alternar a medida que quiser ver as relações entre as partes.
Em uma abordagem começando pelo todo, teríamos uma sequência semelhante a listada abaixo, que pode servir de guia para quem está começando a avaliar suas primeiras empresas.
Cenário Econômico Global
Previsões de crescimento da economia mundial.
Se a empresa analisada possui volume relevante de transações com um determinado país, avaliar a atividade economica do país externo.
Cenário das principais economias: EUA, União Europeia, Japão e China.
Cenário Econômico Brasil
Inflação
PIB
Taxa Básica de Juros (SELIC)
Câmbio
Atividade Econômica
Nível de Confiança
Taxa de Desemprego
Utilização da Capacidade Produtiva
Política Fiscal
Política Monetária
Política Cambial
Setor da Empresa
Setor na economia mundial
Participação do setor na economia doméstica
Índices do setor
Tendências do setor
Receita do setor
Panorama do setor
Nível de exportação do setor no brasil comparado com mundo
Fonte: Institutos e associações ligadas ao setor; Revistas e Periódicos.
Empresa
Market share (fatia de mercado) da empresa no Brasil
Market share no mundo
Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças
Avaliações da empresa pelo consumidor (empresas B2C)
Dificuldade de entrada de concorrentes
Segmento de mercado atendido
Como agrega valor aos seus clientes - proposta de valor
Principais atividades executadas
Principais fornecedores e parceiros
Principais recursos
Canais de venda e relacionamento
Origem da receita (principais produtos ou serviços)
Principais custos
Finanças e Valuation
Análise de múltiplos (Margens, Liquidez, Estrutura do Capital, Rentabilidade)
WACC - Custo Médio Ponderado do Capital
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário