Postagens populares

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Metas 2013

photo credit: Krissy.Venosdale via photopin cc
Antes de falar sobre as metas, gostaria de explicar rapidamente sobre o método de organização pessoal que acabei desenvolvendo no decorrer do tempo, e que me ajudou a progredir um pouquinho nos últimos anos.

Acredito na visão holística da vida, ou seja, manter o equilíbrio entre as diversas facetas da nossa vida. Não acredito que a felicidade seja fruto do sucesso em apenas uma faceta.

Conheço diversas pessoas que tiveram tremendo sucesso em uma área da vida, por exemplo na carreira, e acabaram se perdendo por conta do déficit em outras áreas.

Método


Dividi minha vida nas seguintes facetas:

  • Ambiente
Na faceta Ambiente considero o ambiente a nossa volta, e os bens e serviços que fazemos uso para nos dar uma melhor condição de vida. Por exemplo, nossa casa, automóvel, roupas, faxineira, entre outros. É inegável a importância do ambiente na nossa felicidade.

Se compararmos o "Ambiente" a Teoria de Maslow, a primeira seria as camadas de necessidade mais inferiores da pirâmide.

  • Carreira
A carreira é uma faceta onde gastamos boa parte do nosso tempo. É o que permite sentirmos-nos úteis aos outros, e com isso também termos condições de sustentar a nós e a nossa família.

  • Desenvolvimento Pessoal
Considero a faceta Desenvolvimento Pessoal algo interno a cada indivíduo. Muitas vezes ela pode confundir-se com a faceta Carreira. No entanto, ela diferencia-se por permitir ao indivíduo desenvolver suas habilidades pessoais, artísticas e esportivas que a Carreira não permite.

  • Espiritualidade
A faceta da Espiritualidade é muito importante. Considero a base para todas as outras. E não estou dizendo aqui que todos devem procurar uma igreja, mas que busquem uma base não material que seja seu apoio na vida. Quando não temos mais nada, é a nossa espiritualidade que nos dá força para voltar a lutar e  buscar novamente o que almejamos; é o que nos torna humanos.

  • Finanças
Apesar de ser o principal tópico do blog, sabemos que ela é apenas o meio para conseguirmos nossos objetivos. Ninguém busca a independência financeira por si só; por trás existe um objetivo de Ambiente (carro novo, casa nova, melhores roupas, maior conforto, etc), Carreira, Relacionamentos ou Saúde. No entanto, a gestão financeira é primordial para mantermos-nos no caminho que buscamos.

  • Relacionamentos
Aqui congrego toda parte de relacionamentos, seja com a esposa e família, amigos, colegas de trabalho ou sociedade. Devemos sempre buscar a proximidade nos relacionamentos com quem escolhemos para viver ao nosso lado, manter uma relação se não de amizade, pelo menos cordial e de compaixão com as pessoas que convivemos.

  • Saúde
Junto com a Espiritualidade, a nossa saúde apesar de muitas vezes ser lembrada somente quando nós perdemos ela forma o segundo alicerce de nossa vida. Quem já ficou doente sabe o que é viver sem ela.

5 comentários:

  1. Olá amigo!

    Cara, me identifiquei com vc em muitos pontos, tb acredito na "vibração" das coisas, que coisa boa atrai coisa boa, etc. Tb acredito que devemos manter um nível legal de conforto pra nos ajudar a ter ânimo pra lidar com o dia-a-dia.

    "Quando não temos mais nada, é a nossa espiritualidade que nos dá força para voltar a lutar e buscar novamente o que almejamos" - concordo plenamente, isso é algo que estou buscando tb.

    Esse negócio dos 100 ítens é muito interessante, já li várias vezes a respeito. Sou minimalista, mas ainda não cheguei nesse ponto, tb não sei se isso seria legal pra mim. Sei que hj em dia tenho bem menos coisas que a 2 anos atrás, isso inclui roupas e tranqueiras.

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Corey. Em relação aos 100 itens, quando comecei essa busca pensei que seria impossível, mas ao começar a contabilizar percebi que não estava tão distante. Eu tinha um monte de tranqueira que não usava mais e passei para outras pessoas. Fiquei somente com o que uso com frequência. Quando preciso comprar algo, busco sempre algo de boa qualidade que dure mais tempo, no lugar de um monte de coisas de baixa qualidade. Isso tem ajudado a manter na casa dos 100 itens. Posso te garantir que a vida fica bem mais fácil de gerenciar.

      Abração!

      Excluir
  2. legal, para 2013 também estou planejamento algo mais equilibrado, em 2012 fui muito voltado a investimento e esqueci do resto!

    me add na tua lista de blogs!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai amigo? Também estive um pouquinho assim em 2012. No meu caso sempre achei muito difícil conseguir o equilíbrio, mas percebo cada vez mais a importância do mesmo para termos mais qualidade na vida. Infelizmente também traz seus inconvenientes e é uma escolha pessoal. Como diz Jack Welch, esqueça o equilíbrio de vida se você quer ser um grande executivo.

      Excluir
  3. Parabéns pela clareza de suas metas! Desde que comecei a usar metas na minha vida em junho do ano passado é incrível o quanto de coisas que conquistei por isso estabelecer metas e alcançá-las virou uma paixão. Escrevi um artigo resumo sobre o alcance de metas que pode te interessar em http://heliovogas.wordpress.com/2013/03/06/como-se-transforma-sonhos-em-realidade/ e em breve escreverei mais sobre o assunto.

    Parabéns também pelo blog, estou lendo alguns outros artigos e achando eles bem interessantes.
    Um abraço

    ResponderExcluir