Postagens populares

sábado, 8 de junho de 2013

Parte 2 - Cálculo Rentabilidade Letra Financeira do Tesouro - LFT

Introdução

O objetivo dessa série de postagens é explicar como calcular a rentabilidade dos principais títulos públicos federais disponíveis para compra no mercado brasileiro, os quais são:

  • LTN - pré-fixado 
  • LFT - pós-fixado 
  • NTN-B 
  • NTN-B Principal 
  • NTN-C 
  • NTN-F 

Hoje vamos falar sobre as LFTs. Antes de entrar na exemplificação, gostaria de explicar um pouco mais detalhadamente o SELIC. Esse termo é bastante usado no mercado, e seu entendimento é fundamental para qualquer investidor.

SELIC é o nome dado ao sistema que faz o controle dos títulos públicos no país, é um acrônimo para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É gerido pelo Banco Central, e acessado por diversas instituições financeiras para realizarem transações com títulos.

No passado os títulos públicos eram transacionados por meio de papéis, como fazemos com o papel moeda. Mas isso era no passado, atualmente toda negociação é processada pelo SELIC, e lá ficam armazenadas as informações do proprietário do título e permite realizar transações de compra, venda e operações compromissadas.

Quando o governo estabelece uma meta para a taxa SELIC, a mesma é efetivada através da taxa de juros que o Tesouro Direto irá pagar pelos recursos que pega emprestado através da venda dos títulos públicos. Como o Governo tende a honrar seus compromissos financeiros, e tem a capacidade de imprimir moeda, os títulos públicos são considerados os ativos de menor risco no mercado, por isso, a taxa paga pelo Governo baliza todas as demais taxas do mercado.

Diariamente são realizadas milhares de transações de operações compromissadas por meio do SELIC, e o valor médio dessas transações define a taxa SELIC diária, que então é convertida em taxa anual. Ou seja, o valor da taxa SELIC diária apresentada no website do Banco Central é a taxa média de todas as transações que ocorreram no dia por meio do sistema SELIC.

A rentabilidade de um investimento feito em LFT seguirá a variação da taxa SELIC durante o período entre a data da liquidação da compra do título, e a data de venda do título, com o ágio ou deságio estabelecido pelo mercado.


Exemplo 1

Vamos a um exemplo. Se você comprar uma LFT-07032017 no dia 08/06 vai pagar R$ 5625,49, e o mesmo está sendo comercializado com um ágio de -0,05% já embutido no preço. Supondo que você fique com o título por 22 dias úteis e a variação da taxa SELIC fique em 8% a.a.

Meta Selic período = 8% a.a.
Títulos Adquiridos = 1

Cálculo Preço Futuro Projetado - para projetar o futuro valor daqui a 22 dias usa-se a fórmula padrão de Valor Futuro.

Preço Futuro Projetado = 5625,49 * (1 + 0,08)^22/252 = 5.663,41

Rendimento - para calcular a taxa de rendimento basta dividir o Valor Futuro pelo Valor de Compra, e diminuir por 1. Importante notar que fiz dois cálculos, um para taxa ao ano over, que é a taxa usada pelo mercado, e outra ao ano que é a taxa apresentada para quem geralmente não trabalha no mercado financeiro. As duas taxas são equivalentes, apenas medidas de forma diferente, uma por dia útil e a outra por dia corrido.

Rendimento (ano base 252) = (5.663,41 / 5625,49) - 1 = 0,67% a.a.o.
Rendimento (ano base 360) = (1+0,0067)^360/252 = 0,96% a.a.


Glossário:
Valor de Face - preço de um título LTN na data de vencimento.
Pré-fixado - os juros pagos são definidos no momento da compra do título.
Pós-fixado - os juros pagos estão atrelados a algum indexador econômico  por exemplo, índices de inflação como IPCA e IGP-M, ou taxas como a SELIC ou DI.
Meta SELIC - meta estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) para a taxa básica de juros da economia brasileira. Essa meta geralmente é estabelecida a partir de uma avaliação de vários indicadores macroeconomicos.
Operações Compromissadas - geralmente são operações realizadas com o prazo de um dia (overnight), onde uma instituição financeira pega recursos emprestados de outra, ou do Banco Central, para evitar descasamento de caixa, e são usados como garantia títulos públicos de sua propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário